quarta-feira, agosto 01, 2007

Fidel x Deus


Hoje esquecendo do meu próprio umbigo vou falar de acontecimentos que me fizeram pensar, estavam falando sobre o Pan no Brasil e sobre a fuga dos cubanos que ocorreram aqui e é impressionante como às vezes nós queremos coisas que ao nosso ver nos parecem boas, mas por falta de planejamento elas podem ser levadas ao fracasso.

Assim como Fidel quem não gostaria de ter um país justo e igualitário? Onde não existisse miséria, nem fome? Acredito que assim ele pensava quando tomou o poder através de um golpe em Cuba, o povo apoiou pois acreditava que isso daria entrada para uma soberania nacional e popular, mas acabou dando errado pois ele contava com a União Soviética e com países socialistas, porem depois da Guerra fria tudo mudou e com o embargo econômico feito pelos Estados Unidos hoje o país passa por uma grande dificuldade financeira.Quando Fidel resolveu tornar Cuba um país socialista ele promoveu a reforma agrícola e outras reformas que garantiria educação e saúde para o povo, mas não podemos esquecer que muitas pessoas foram mortas por serem contra esse sistema, e isso tudo a custo de morte seria certo? Empresários e pessoas com poder aquisitivo que lutaram para conquistar essa posição na sociedade foram julgados como criminosos e seus bens caçados pelo governo, que hoje se diz justo. Mas se tudo isso é tão bom porque milhares de cubanos sonham em sair de Cuba?

Talvez seja pela teoria da evolução, todos querem crescem profissionalmente, conquistar uma casa, ter dinheiro para realizar suas aspirações, ter liberdade para construirem suas vidas como quizerem. Do que adianta dar comida, educação, saúde, e castrar os sonhos dessas pessoas, impedi-las de crescer por mais que lutem? Queria muito que o nosso país fosse justo e igualitário, que tivéssemos Uma educação de qualidade como a de Cuba, que todas as pessoas tivessem condições de crescimento, ganhassem salários justos, e que o dinheiro que aplicamos no governo em forma de impostos valessem mesmo, mas que tudo isso fosse conquistado pela consciência e não pelo autoritarismo, no geral tudo que é imposto deixa de ser bom.

E tudo isso me puxou um outro raciocínio, vocês já prestaram atenção como muitas pessoas queriam que Deus fosse como Fidel Castro? Um ditador. Não entenderam? Ta vou explicar, quando acontece algum acidente, catástrofe, ou mesmo quando as pessoas vêm crianças pedindo na rua comentam, como pode Deus existir e permitir que tanta coisa ruim aconteça? Onde está Ele? E comecei a pensar, Deus criou um mundo completamente perfeito, é só olhar ao redor, uma natureza indescritível, com árvores maravilhosas, frutos para todos os gostos, animais de incontáveis espécies, rios, cachoeiras, praias, o céu, o sol, a lua, estava tudo lá no seu lugar e Deus criou o homem, a sua imagem e semelhança, Ele moldou cada detalhe, pensou nas artérias, nos neurônios, nas vértebras, tudo funcionando em uma sincronia perfeita e ele achou que a sua melhor criação estava ali, aquele que veio para ser seu amigo. E criou a mulher do osso do homem e a fez forte e sensível, fez tudo com maestria. Mas do que serviria tudo isso se o homem fosse somente um robô programado para fazer o que Deus quisesse? Então Ele deu o livre arbítrio ao homem, fez com que ele pudesse fazer suas escolhas e esperava que com isso ele crescesse na graça e no conhecimento.


Mas não foi o que aconteceu, o homem “evoluiu” em conhecimento, mas não em sabedoria. Criou máquinas grandiosas que voam, máquinas utilitárias para tudo e até máquinas que matam. De nada serviu tanto exemplo de amor, em dar o paraíso ao homem se tudo que a maioria deles aprendeu foi a lutar, foi a inventar desculpas para adquirir mais poder, dinheiro e posses, até por Deus hoje em dia dizem que estão lutando, cada um com sua verdade. Fico só imaginando a misericórdia e a dor de Deus, em ver o mundo que ele criou tão perfeito ser devastado, em ver crianças que são quase seres divinos pedindo esmola para se alimentar e hoje perguntam onde esta Deus.


A pergunta certa é essa? Ou seria o que os homens estão fazendo? O que eles fizeram com tudo que Deus lhes deu? Deus nunca foi autoritário, jamais agiria como um ditador, dando tudo que fosse necessário, mas não deixando que ele fizesse suas escolhas. Tudo que está acontecendo hoje em dia é fruto das nossas escolhas, para isso Deus nos deu o livre arbítrio para que o homem o utilizasse para fazer o bem para optar pelo que seria melhor para ele e para o mundo. Se temos catástrofes, acidentes terríveis, miséria, não podemos culpar a Deus, a escolha foi nossa! Quem resolveu fazer a guerra foi o homem, quem resolveu desmatar, poluir, ter a ganância acima do amor pelo próximo, foi o homem. Será que pensávamos que nada disso teria conseqüências?

1 Comments:

Blogger Gigis said...

O mundo está perdido e o homem querendo se achar...

1:14 PM  

Postar um comentário

<< Home